quinta-feira, 21 de abril de 2016

O início de tudo: Dos cachos ao relaxamento │ Transição

Olá queridas cacheadas!
Vou falar agora de como eu cheguei até aqui, quando relaxei o cabelo pela primeira vez, como meu cabelo respondeu as químicas constantes e como eu decidi parar de vez com química.
Eu pensei em fazer um vídeo também mas isso será em breve daqui uma semana no  máximo.
Creio que é uma história bem comum devido ao fato de várias pessoas ja terem passado por isso.
Não é fácil, mas nem sempre me  arrependo. Talvez se essas coisas não acontecessem comigo eu estaria até hoje gastando horrores com essas químicas agressivas, chapinhas, agredindo meu cabelo...
Após esse período eu aprendi a dar mais valor pelas coisas que tenho no sentido de coisas que ja nasci com elas como por exemplo o meu cabelo.
Bom, meu cabelo é crespo porem ele não é SÓ crespo, ele tem duas texturas na raiz.
Este é o momento que você se pergunta: COMO ASSIM DUAS TEXTURAS? :o

Simples: Ele é crespo e algumas outras partes ele tem aqueles cachinhos definidinhos sabe? Não é totalmente cacheado e nem totalmente crespo. Juntos arrasam! rs
É tipo o cabelo da Sharon Menezes 


Prosseguindo com o assunto, quando criança eu amava cabelos grandes. O meu era bem grande mas como era bem volumoso minha mãe penteava e fazia tranças, coques e eu quase não percebia direito o comprimento dele. 
Via na TV as mulheres com cabelos longos e LISOS e ficava encantada querendo ter aquele cabelo até que certo dia minha mãe começou a relaxar meu cabelo com aquele produto TOÍN. Ficou lindooo, os cachinhos soltinhos, eu amei - apesar de o cheiro ser horrível -.
Fui crescendo e continuei relaxando porem com outros produtos a qual nem me recordo de todos, eu ia ao salão e o que a cabeleireira dissesse eu aceitava. A estrutura dos cachos foi mudando, ja não ficavam mais definidinhos... foram ficando feios, e eu passava a molhar os cabelos TODOS os dias.
Meu problema piorou mesmo aos 12 anos, quando peguei um secador da minha tia e fui tentando fazer chapinha em mim mesma. Consegui! Ficou ótimo... Dai eu não parei mais.
Era secador super quente duas vezes na semana, chapinha TODO DIA, relaxamento a cada 3 meses - cada vez com produtos mais forte - e nenhuma hidratação.
Não posso me culpar muito porque eu não tinha noção nenhuma dos danos, era super ignorante nessa área de cabelos.
Meu cabelo sempre foi fino e começou a ficar muito ressecado devido a chapinha constante e quebradiço, dai eu fui ao salão e a cabeleireira recomendou um relaxamento de uma marca chamada Matrix, Nunca esqueci esse bendito nome. Acho que foi o produto mais forte que ja passei no cabelo.
Meu cabelo começou a cair, cair, cair MUITO, ficavam mechas no pente todos os dias.. era aterrorizante. Fiquei com falhas na frente do cabelo, meu cabelo só ficava espetado igual um raio de sol e comecei a ser zoada horrores na escola. Eu tinha 14 a 15 anos nessa época.
Por fim 6 meses depois sem química nenhuma, usando apenas chapinha eu resolvi fazer um queratinização, reconstrução capilar e cortei meu cabelo até o pescoço. Ficou LINDO. 
Olhem só.  

Eu não tinha ideia do que era transição capilar.Joguei 6 meses no lixo. 
 Foi ai que decidi voltar os cachos! Porem eu achava que iria consegui-los de volta mesmo fazendo chapinhas constantemente e passando relaxamento .rsrs iludida!Voltei na cabeleireira que passou o tal Matriz no meu cabelo e ela me falou que não tinha problema em relaxar porque isso não mudaria nada em relação aos meu cachos. Eu aceitei relaxar porem com produtos mais fracos a qual eu não recordo o nome. Eram a base de Trigrecolato - acho que é assim que escreve-! Pelo menos ele não queimava minha cabeça igual a Guanidina.Nesta fase eu ja estava com uns 17 anos.

Resultado: Os cachos não voltaram então eu resolvi apelar para o permanente afro aos 18 anos - ano passado 2015 -. fiz somente um sessão e apareceu umas ondinhas. Eram bem artificiais, mais fiquei feliz... Feliz não quer dizer satisfeita.


Meu cabelo parou de cair, comecei a passar Monovin-A (depois faço um post explicando), e meu cabelo começou a encher muito e crescer também.
Voltei a relaxar... e o dinheiro que gastei no permante afro foi pro saco junto com os poucos cachos que eu tinha. E aqui estou eu no final do ano passado dezembro/2015 no natal com 18 anos.



Eu decidi mais uma vez mudar o visual e fazer a tal californiana! Fiz, na primeira semana eu amei...
foi a primeira vez que mudei a cor do meu cabelo quimicamente.Olhem o tamanho da foto anterior dez/2015 a jan/2016.. Monovin funciona!



Duas semanas depois eu enjoei do loiro kk! E não... Meu cabelo não quebrou NADA com a californiana, nem ficou ressecado nem nada. Porém eu hidratava MUITO, passava azeite no cabelo toda semana, e reconstrução no salão a cada 1 mês e meio. A reconstrução não era tão caro.. em torno de 35 a 50 reais.

Um belo dia, de fevereiro uma semana depois do carnaval eu relaxei mais uma vez e arrependi amargamente. Insatisfeita fui eu pesquisar na internete métodos para fazer os cachos voltarem e achei o link do blog da Joyce Carter justamente na parte em que ela conta a história de transição do cabelo dela. Vou deixar o link aqui para vocês verem depois.


☞ Joyce contando sobre história capilar: http://www.meudiariocrespo.com/2014/11/minha-historia-capilar-ate-aquiinfancia.html 


Foi a partir deste dia - algum dia de fevereiro BEM depois do carnaval - que eu tomei vergonha e decidi: Não mais chapinha! Não mais relaxamento! Não mais QUIMICAAAS.
E até hoje estou firme e forte, seguindo as dicas dela no site e resolvi fazer o Box Braid. Pesquisei tudo que seria necessário e fui fazer. Não arrependi NADA. Ficou lindo, comecei a usar com turbante - foi ai que achei os vídeos da Magá Moura ensinando usar tranças com turbante - e viciei. Na mesma semana eu ja tinha mais lenços para turbantes do que roupa rs.




Teve os comentários maldosos até mesmo no trabalho, ruas claro mas como eu falei no post sobre inspiração: Quando você imagina o depois e não o agora, tudo fica mais fácil porque você passa a ter consciência de que isso passa e a transição é por uma boa causa.
Dai eu comecei ver vídeos sobre meninas que ja passaram pela transição e foram fazer o tão esperado BC - Big Chop - ( depois faço um post explicando pra quem não sabe), e achei os vídeos da Rayza Nicácio e Ana Lídia.
Vou deixar o link aqui para vocês verem! Preparem lenços porque eu chorei.


☞ Rayza Nicácio vídeo BC - https://www.youtube.com/watch?v=Ee7zMmHzhrY
☞  Ana Lídia Lopes Vídeo BC - https://www.youtube.com/watch?v=-Gv7L-Kui6k

Enfim, foi isso minha história capilar por enquanto acaba aqui! Resolvi fazer o blog para compartilhar meus momentos e sentimentos em relação a essa perspectiva no momento de transição. Quero gravar o vídeo do meu BC para vocês e compartilhar tudo que sei e saber mais com vocês também.
Por hoje é só amores, bjsss e fiquem longe das chapinhas  
Um gif da Magávilhosa (Magá Moura) pra vcs